Peixe fresco no seu iPhone
 
Uma aplicação para iPhone vai ajudar peixarias a avaliar a frescura de um lote de peixe.
Peixe fresco no seu iPhone

Peixe fresco no seu iPhone

Uma aplicação para iPhone de Nofima vai ajudar peixarias a avaliar a frescura de um lote de peixe. Esta aplicação foi lançada quarta-feira European Seafood Exposition em Bruxelas.
Esta app é grátis e é direccionada para peixarias e outros que queiram avaliar o tempo de conservação útil de peixe inteiro eviscerado.
A frescura do peixe pode ser avaliada recorrendo a alguns passos, incluindo odor, textura e a aparência dos olhos, pele e guelras. O resultado final aparece imediatamente.
 “Com a ajuda de investigação de produtos pesqueiros competente, temos uma boa base para sermos a nação mundial líder nos produtos pesqueiros. Nós podemos aumentar o valor de exportação principalmente através de inovação e desenvolvimento. Esta aplicação é um bom exemplo de investigação aplicada” diz o Director Geral do Conselho de exportação de produtos pesqueiros Noruegueses, Terje Martinussen.
Ele foi a primeira pessoa a testar a nova aplicação quando foi lançada, na European Seafood Exposition em Bruxelas na quarta-feira, 4 de Maio.

Melhor método

“Este método é a melhor ferramenta disponível hoje para a determinação de frescura. Não é necessário saber a idade do peixe uma vez que este método calcula o tempo útil de conservação restante” relata o gestor do projecto Joop Luten, de Nofima.
A aplicação é baseada no método de índice de qualidade de índice (QIM), um método normalizado para avaliar a frescura do peixe, que foi desenvolvido por cientistas de vários institutos de investigação europeus e agora é usado em todo o mundo. Até agora os usuários têm feito o download do manual através da internet, mas esta nova aplicação torna ainda mais fácil o uso deste método.
"É extremamente importante que o peixe mantenha a elevada qualidade através de toda a cadeia de produção, desde a captura e abate até à produção, transporte e as prateleiras da loja. Esta aplicação pode ser utilizada para avaliar os peixes ao longo de toda a cadeia, desde que o peixe esteja cru, frescos e inteiros,"diz Luten.

Várias espécies

De momento esta aplicação podes ser usada para salmão, bacalhau e solha mas será no futuro alargada para incluir outras espécies, tais como arinca, peixe-vermelho, camarão e escamudo.
A aplicação "How fresh is your fish?" está disponível em 11 línguas.
Apesar deste método ter sido inicialmente destinado para uso na indústria pesqueira, pode também ser usado para ensino e aos balcões de produtos pesqueiros nos supermercados. Por enquanto este método é usado principalmente pela indústria, instituições científicas e autoridades de inspecção.
O app é gratuito e está disponível para qualquer pessoa com um iPhone, iPad ou iPod touch.

Faça o download da aplicação aqui!
  

 
 
© 2017 QIM Eurofish     Disclaimer
iPhone App Portuguese
Design & Programming: Zenlex